Comitiva de magistrados da Administração do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul anunciou, nesta sexta-feira, no Salão do Júri do Fórum de Santa Maria, a finalização digitalização de todos os processos da Justiça estadual na Comarca do município. A força-tarefa digitalizou mais de 38,7 mil processos, com a parceria do Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), juntamente com a empresa licitada, de todas as classes e situações.
A força-tarefa digitalizou mais de 38,7 mil processos na Comarca de Santa Maria
Santa Maria é a segunda comarca a terminar o trabalho com os processos físicos aptos à digitalização. A primeira foi Caxias do Sul, realizada em maio. Um marco para o judiciário, segundo o vice-presidente do Tribunal de Justiça do estado e também Presidente do Conselho de Comunicação Social do TJRS, Antônio Vinícius Amaro da Silveira
– É um grande desafio, uma comarca imensa como é Santa Maria, a segunda de grande porte no estado a concluir a digitalização, 100% dos processos que estavam submetidos a digitalização. O que dá uma dinâmica muito maior dos processos, uma prestação jurisdicional, ela ficará mais célere. Estamos no caminho de um futuro muito promissor pro Sistema Judiciário do estado, principalmente, Santa Maria, afirma Silveira.
Leia também:
Incêndio deixa 11 mortos em centro de tratamento para dependentes químicos de CarazinhoCom um novo desmoronamento de barranco no bairro Campestre do Menino Deus, autoridades estudam plano de contençãoPolícia Federal cumpre mandado na Câmara de Vereadores de Santa Maria em investigação de casos de fake news
Outro notícia para a Comarca de Santa Maria é o começo da reforma do Fórum do Município nos próximos trinta dias. A obra está orçada em R$ 40 milhões e tem previsão de ser finalizada em quatro anos. A presidente do Tribunal de Justiça, Iris Helena Nogueira, anunciou que apesar de possíveis transtornos, os atendimentos serão mantidos de forma integral durante o período de reforma:
Iris Helena Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
– Começaremos no mês de julho. E, como toda a obra, sempre pode haver algum transtorno. Nós, como a administração, estamos buscando soluções que minimizem os transtornos. Nós continuaremos com o trabalho integral, júris, audiências, atendimento as partes e procuradores, a comunidade de Santa Maria – declara a presidente do tribunal.
Leia mais:
Comarca de São Pedro do Sul deve voltar a ter juiz titular a partir de novembro
O juiz de direito Vinícius Borba Paz Leão foi reconduzido ao cargo de diretor do Fórum de Santa Maria pelo terceiro ano consecutivo. Será dele o desafio de administrar o funcionamento integral dos trabalhos durante o começo da reforma:
Vinícius Borba Paz Leão (à direita), foi reconduzido ao cargo de diretor do Fórum de Santa Maria pelo terceiro ano consecutivo
– É um momento histórico, digitalização dos processos, além da reforma, desafios totalmente novos. Isso passa pela compreensão que os atores que vão frequentar o Fórum, nesse período de dificuldades e adaptação. Nós vamos ter que nos adaptar, assim como as pessoas que usam nosso serviço. É natural que ocorram reclamações, mas a gente está aberto para compreender e atender as demandas da melhor maneira possível – reforça o diretor do Fórum.
Reforma do fórum de Santa Maria está orçada em R$ 40 milhões e tem previsão de ser finalizada em quatro anos
O Tribunal prometeu realizar estudos para a construção de uma vara exclusiva de direito das sucessões para a comarca de Santa Maria. O objetivo é poder dar mais vazão aos processos da área do direito de família, que possuem grande demanda na Justiça.
José Quintana Jr, [email protected]
Leia todas as notícias